sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Bem-vindo Outono - Frutas para manter a boa forma

Será que é desta que o Outono chega mesmo? Admito que adoro estações intermédias, em que as temperaturas são amenas e pedem um aconchego extra no final do dia. Nasci no Outono e sempre amei o frio da manhã, saltar para as folhas caídas, aproveitar a chuva.

Chega o outono e as frutas da época. E ser saudável também é apostar nos produtos da estação, produzidos localmente. Convém é comê-los e não bebê-los: pois estaremos a ingerir mais calorias e a perder nutrientes essenciais que se encontram na polpa. 


Clementinas/ Laranjas
São ricas em vitaminas e fibras. A laranja tem cerca de 50 calorias por cada 100 gramas. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e ajuda na absorção do ferro (para quem sofre de anemias crónicas!). E claro aumenta a imunidade, ideal para a prevenção das constipações típicas desta época do ano. 


Endívias
Podem ser usadas em salada com nozes e queijo, mas tem um sabor um pouco amargo, e nem toda gente gosta. Adoro gratiná-las, o que as torna mais calóricas, porque senão têm apenas 17 calorias por cada 100 gramas.

Rabanetes
Ideal para adicionar a saladas ou para degustar com uma pitada de sal. Os meus preferidos são a variedade da foto (mais compridos). 100 gramas de rabanetes tem apenas 16 calorias. 

Kiwi
É uma das frutas com mais vitamina C. Ajuda a regularizar o trânsito intestinal e a pressão arterial,  e reforça a imunidade. Tem um baixo índice glicémico, o que faz dele uma fruta adequada para diabéticos. 


Dióspiros
Desde miúda que é uma das minhas frutas preferidas. Pessoalmente gosto mais dos rijos. O dióspiro tem um grande potencial antioxidante, anti-infeccioso, anti-inflamatório e anti-hemorrágico. Dizem que tem um papel importante na saúde ocular. Experimentem com um toque de canela: é delicioso!

Castanhas
Mesmo sendo calórica, a castanha traz grandes benefícios para a saúde. Tem muito potássio e diz que ajuda a conciliar o sono. É preciso consumi-la com moderação. 


Marmelos
Até ontem os marmelos eram apenas sinónimos de marmelada. Mas descobri que são deliciosos assados no forno. Basta fazer gomos, colocar um pouco de mel/ açúcar amarelo, Vinho do Porto, canela e assar no forno. Vão encontrar o sabor a marmelada, de uma forma bem mais saudável. 

Romã
O problema da romã é mesmo descascá-la! Não tem gordura, pouquíssimos hidratos de carbono, é rica em água e nutrientes, é de fácil digestão e é pouco calórica

2 comentários:

Um Mundo a Três disse...

Nunca experimentei endívias.

Dina disse...

Um Mundo a Três: confesso que a maneira como gosto mais delas é gratinadas. Costumo dar uma entaladela em água com sal. Depois espremo-as bem. Enrolo numa fatia de queijo magro e numa fatia de fiambre de peru (há quem use fiambre de porco, presunto, ...). Coloco numa assadeira. Costumo fazer uma espécie de molho branco, coloco por cima, mais queijo ralado e forno. Adoro!