quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

História de um Canalha | Julia Navarro



Julia Navarro é uma das minhas escritoras preferidas. Li todos os seus  livros publicados em Portugal e não houve nenhum que me desiludisse. Os mais marcantes: Diz-me quem eu sou e Dispara, eu já estou morto. Recomendo mesmo.

Julia Navarro sempre nos habituou a romances históricos, mas desta vez fugiu ao estilo habitual, e conta-nos a história de Thomas Spencer desde a infância até ao fim dos seus dias. Thomas sempre foi uma pessoa detestável. O livro retrata imensos temas sensíveis: o amor, a violência, a inveja, relações familiares, os procedimentos mais negros das agências de comunicação (uma realidade que bem conheço), a manipulação, etc., o que torna a história atraente. Mas quem gosta do estilo da autora espera mais, muito mais. O livro é demasiado extenso (mais de 800 páginas), para aquilo que é. A autora vai apresentando a versão dos acontecimentos de um ponto de visto moralmente correcto, o que se torna aborrecido. E falta explicar o porquê de Thomas ser assim. Não foi um mau livro, mas francamente não recomendo. 

2 comentários:

Jo disse...

Nunca li nada dela!

Dina disse...

Jo: já o disse a mais pessoas: é uma falha enorme!!!! :) Lê aqueles dois que sugiro dela, não te vais arrepender ;)