terça-feira, 12 de abril de 2016

Panquecas saudáveis


De manhã sou muito tradicional: café com leite e torrada. Mas também adoro pequenos-almoços de hotéis: perco-me nos croissants, pains au chocolat, pão de deus, etc. Andava há muito tempo à procura de uma receita de panquecas saudáveis para os fins-de-semana (sim, porque em dias úteis não tenho tempo). Experimentei a receita de aveia e banana e detestei o sabor e a textura. Queria outra, mas cuja lista de ingredientes não parecesse ter saído de outro planeta. Deram-me esta receita (do livro da nutricionista Iara Rodrigues) e adorei. Até o pequeno amou. São saciantes, saborosas e simples de fazer. Para quem quiser experimentar aqui fica a receita: 
  • 100 ml de leite
  • 70 gr de farinha de aveia
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de mel
  • canela a gosto

Entretanto vou testar mais duas receitas (de trigo integral e de iogurte). Se gostar, também partilho.  

10 comentários:

Sílvia disse...

Dica: podes fazê-las de um dia para o outro. Eu faço sempre à noite e de manhã é só aquecer :) (às vezes também como frias mas prefiro aquecer)

Agridoce disse...

Tens ideia de para quantas panquecas rende, mais ou menos? Obrigada :)

Carla Santos Alves disse...

Vou experimentar. Experimentei as de banana e não fiquei fã!

Dina disse...

Agridoce: uma vez fiz-as mais pequenas e fiz umas 5 panquecas. Quando as fiz deu para 3. Acho que a receita dá uma uma dose/ uma pessoa :)

Carlas Santos Alves: nem eu :(

Sílvia: Já pensei nisso (em aquecê-la) mas tinha medo que ficassem elásticas, tipo borracha

Agridoce disse...

Obrigada, vou experimentar :)

Jo disse...

Por acaso gosto bastante das de banana, mas percebo que a textura não agrade a toda a gente. Esta parece-me bem também. Não tenho essa farinha, mas deve ser fácil de encontrar, não? Fico à espera das outras receitas também :)

Dina disse...

Jo: comprei no Jumbo :) Acho que também há no Continente

Jo disse...

Vou procurar! ;)

Agridoce disse...

Fiz hoje e gostei muito :)

Dina disse...

Agridoce: são boas, não são? :) Ainda bem que gostaste. Também tenho feito aos fins-de-semana