quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O lado bom da solidão

 
Vejo muitas mulheres que odeiam viver sozinhas. Há quem não gosta da sensação de casa vazia quando chega a casa. Mas eu aprendi a gostar da solidão.
 
Aquela serenidade em casa. O silêncio pode ser tão retemperador. Claro que agora com uma criança em casa é difícil. Mas aqueles momentos em que o homem está a trabalhar e o pequeno já dorme, são momentos de ouro. Antes detestava comer sozinha. Hoje aprendi a gostar de cozinhar só para mim. E até abrir uma garrafa de vinho só para mim. Gosto de ir para uma esplanada sozinha tendo por companhia os meus pensamentos, um livro, um jornal. Não sou uma alma solitária porque adoro estar rodeiada por amigos e família, organizar grandes jantaradas, etc. Mas preciso de momentos a sós para me re-equilibrar. Penso que a ausência do marido muitas noites é o grande sucesso do nosso casamento.

Aprendi simplesmente a me valer só de mim para ser feliz. A aproveitar os meus momentos. A entregar-me unicamente a mim. A aproveitar-me de mim. A gozar o meu melhor. A fazer o que bem me apetece. A ser feliz comigo.

18 comentários:

Fashionista disse...

És como eu! adoro estar sozinha, adoro o silêncio, adoro passear sozinha! Sabe tão bem!

Isa disse...

Eu aprendi isso com esta minha baixa prolongada... no final do fim de semana dou por mim a desejar uma tarde sozinha em casa!

Opinante disse...

E isso faz muita falta...

luarte disse...

Identifico-me a 100% com o que aqui escreveste. Prezo muito os meus momentos a sós comigo própria e sou tão feliz assim. Aliás, acho que se assim não fosse dificilmente saberia ser feliz com os outros.
Beijinhos

Maria João disse...

Eu chamo-lhe, "tempo para nós" e neste momento, é do que mais preciso!!!!

Mas com 2 tesouros e um "home" lá em casam, não é muito fácil consegui-lo.

Bjs,
MJ

Laura Santos disse...

Concordo plenamente contigo. Ninguém saberá estar totalmente feliz com os outros, se não conseguir, antes de tudo estar feliz consigo própria. Eu acho que estar sozinha, sem ninguém em casa me permite pensar em coisas que acompanhada não seria possível.E adoro passear sozinha.
Quando estamos sós podemos ser incrivelmente criativas, a nossa concentração é maior...não nos deixamos distrair.
E depois, estar com os amigos nas jantaradas vai saber ainda melhor.

Tsuri disse...

Acho que já te tinha dito, sobre o mesmo tema, que isso só prova o quão equilibrada és. Eu sou igual!
beijinho

Anónimo disse...

Subscrevo tudo o que dizes :)
Adoro os meus momentos comigo. Adoro chegar a casa, ouvi as minhas músicas e ficar perdida nos meus pensamentos.
Claro que gosto dos meus amigos, de momentos de partilha, mas preciso destes momentos de solidão

Beijinhos,
Carminho

Anónimo disse...

Saber estar sozinha é um dom! E quem consegue estar sozinhas com essa qualidade, tem o dobro da satisfação na vida. Já passei fazes em que não sabia nem conseguia estar sozinha, mas foi uma fase, porque sempre adorei partilhar o silencio só comigo ou gozar certos momentos comigo própria, é muito bom mesmo! sabe muito bem e faz-nos bem!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto contigo! Aliás, costumo dizer que, antes de estarmos com alguém (leia-se, numa relação) deveremos saber estar conosco! Eu sei estar comigo! Tive de aprender, se calhar porque a natureza assim o proporcionou! Fiquei orfã ao 22 anos. Mas nem por isso me atirei de cabeça quando surgiu alguém!

Tenho uma amiga que se divorciou e enfiou-se logo num outra relação! A coisa não correu bem e no final desta, começou logo outra! Tudo isso porque não consegue estar sozinha. Ir a um café , passear, estar em casa...sozinha?! Nem pensar! Não consegue,, diz ela!! O que é que isto diz acerca do futuro das suas relações?? Eu limito-me a estar ali...quando ela precisa de alguém e não tem!

Agora o meu problema começa a ser...estar habituada a estar sozinha e ter de pensar em partilhar o meu espaço! A minha relação já tem alguns anos e se calhar está na hora de dar o passo seguinte e...MEDO! Enfim, sou uma mulher de coragem e conseguirei atingir os meus objetivos :)

Anónimo disse...

Eu gosto da solidão. Sempre fui uma pessoa solitária, gosto do meu hóme e tal, mas adoro os momentos em que ele tá a trabalhar e eu em casa sossegadita :)

Dina disse...

Lea: Imagino. Há pessoas que simplesmente não conseguem partilhar um espaço depois de estarem tão habituadas ao seu espaço.

Pulseira: Admito que há muitos anos atrás seria incapaz de ir tomar café sozinha ou de almoçar sozinha. Era uma fase em a minha auto-estima não era a melhor. Depois graças a profissão e a uma mudança pessoal, consegui amar-me e desfrutar-me e ganhar confiança para me assumir :)

CS disse...

E que bem que se está só connosco ;)
Já fui ao cinema sozinha, já viajei sozinha, já comi sozinha. E gosto, gosto muito da minha companhia.

Cacau disse...

Engraçado hoje estar a ler o teu post... acabei de tomar um belo café sozinha, porque namorido foi para a reunião anual do banco. E que bem me sabe, ter este tempinho, com a casa só para mim! :)

Petra disse...

Concordo em absoluto. há 3 anos que moro com o gajo, mas quando terminei o curso em Coimbra onde vivi com 54 colegas numa residencia de estudantes, fui viver para Lisboa, e vivi sozinha!
E foi maravilhoso...
Não me sentia só pois adoro a minha companhia! e ir a um café ou esplanada sozinha também gosto.

Pipita disse...

Adoro estar sozinha! O meu hubby agora está a estudar à noite e só chega por volta das 23h30. Eu vejo toda a porcaria na TV que quero e estou sossegada e a fazer as minhas coisas! Já quando viajo, normalmente sozinha, todos me perguntam como consigo aproveitar...eu não me importo nada! Vou onde quero às horas que quero (e posso!) e entro nas lojas que me apetecer! Aproveito sempre!

Beijinhos grandes!

Mel disse...

=) também me habituei a esses momentos de boa solidão. beijinho

Guinhas disse...

Eu vivi 4 anos sozinha e adorei. Cada um é como cada qual mas adoro a sensação de estar bem comigo e ter silêncio para viver esse bem estar!